domingo, 28 de abril de 2013

Brasil enfoque ético

Reflexões no píncaro da montanha...


As idéias grandes dilatam o horizonte da pátria, a religião, a língua, os governos conscientes, as aspirações, fazem de uma nação uma grande família e de um país imenso a pátria de cada membro dessa família,...dessa árvore que se chama nação, o país não há quem não sinta que a raiz é a família e o berço é a pátria (Joaquim Manoel de Macedo).
Nos dias de hoje as ideologias insensíveis ficam à espreita de ganhar mais e mais espaços, olhem só em nosso continente, sutis atrás de siglas partidárias que atraem pessoas fisiológicas sem nenhum sentimento pátrio, cujo único objetivo é poder e fisiologismo e ainda se intitulam democráticos, o conceito de democracia não pode ser distorcido para que uma sociedade consciente possa exercer a sua soberania, enquanto que, a política é a ciência de bem gerir o bem público.
A democracia é um sistema responsável, não negligencia o país, as demais coisas são: demagogias, camuflagens, burocracias arcas, falácias, engodos, retóricas distorcidas, como nos dizia o dr. Miguel Couto: “a ignorância de um povo é pior que tempestade, leva o individuo ao abismo da mediocridade”, temos outra referência na história da humanidade, um imperador japonês Matosoito o reconstrutor do Japão após a guerra num discurso veemente disse: “ O saber é o maior, o melhor e o mais rico capital que alguém pode ter”, como poderemos ser potência com toda essa fragilidade em nossa educação?
Como poderemos ser um povo evoluído se os poderes de nossa república estão obesos e pesados, é preciso fazermos uma reflexão e termos uma consciência política, retomando os destinos do nosso país para a gerações vindouras, o tempo urge, não podemos nos perder na poeira da lerdice e das falácias puramente fisiológicas, porque não esperamos para nós mesmos, a perplexidade e a decepção em ver, cada dia mais e mais as nossas dificuldades, quando a maior conquista é a dignidade para nossos destinos.
Parcela da sociedade, nas cidades com essa violência toda está primitiva, sem valores morais, fria, calculista, na ociosidade, só quer dinheiro fácil, na hipocrisia, porque tem a seu favor a impunidade, excessivos direitos e poucos deveres, inversão de valores, se espelha apenas nos maus exemplos e em algumas leis esdrúxulas.
A própria sociedade é que deve acomodar-se ao Trabalho para resolver seus próprios problemas, hoje em dia o que falta mesmo é vergonha e bons princípios, como tinham as gerações passadas, os maus têm como bandeira o seu próprio egoísmo, não temem a repressão com leis que deixam brechas e assim eles continuam com seus atos ilícitos, a história dirá...
“Democracia saudável não é uma classe, nem uma facção, nem um privilégio, é a nação proprietária de seu governo, é o direito de escolha de representes patrióticos e o poder organizado da opinião nacional consciente”.
Logo,Vós, diz Cristo Senhor aos pregadores( e autoridades da época) sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra porque quer que façam na terra o que faz o sal, o efeito do sal é impedir a corrução, mas quando a terra se vê tão corruta como está a nossa, havendo tantos que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa dessa corrução?, ou é porque o sal não salga ou porque a terra não se deixa salgar, ... não é tudo isto verdade? ( Pe Antonio Vieira), pois tudo é efêmero! .

Maria Luiza Azzallini Medeiros
E-MAIL: profm.luiza@bol.com.br
Blog: blogprofmarialuiza.blogspot.com 27.04.2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário