domingo, 5 de maio de 2013

Brasil enfoque ético

Democracia ultrajada...


O sistema insensível em nossos dias não faz a moralidade política e nem luta pela democracia, quando a base é grande demais perde-se o senso crítico e torna-se um jogo do toma lá dá cá, é uma verdadeira simbiose de favores e troca-troca, porque a corrupção se expande de tal maneira assustadora, ela tornou-se um estado de normalidade porque o corporativismo é muito mais fácil para aquilo que não é louvável, só favorece aos benefícios pessoais.
Essa corrupção se propaga por todos os lados, esquemas e máfias daqui, esquemas e máfias dalí, sabotagens, abafa-abafas daqui e dalí, exaurindo as economias nacionais, nesse mar de corrupção e mediocridade torna-se muito difícil identificá-los, grupos se apresentam com aparência inofensiva mas..., temos que analisar o que está atrás das idéias e palavras, eis a grande dificuldade em perceber o significado das mensagens sutis.
Quando um parlamentar na tribuna aborda temas de combate à corrupção o que vemos são pouquíssimos apartes de solidariedade e apoio e ele acaba ficando sozinho nas suas proposições, com isso o país perde muito para o seu desenvolvimento, não podemos ter diálogo sobre governabilidade porque ainda parte da sociedade está mergulhada na mediocridade, poucos querem discutir temas relevantes para a nação, pois não somos uma ilha, ainda a vaidade se sobrepõe aos temas nacionais preponderantes, havendo assim um apartheid dos projetos relevantes que verdadeiramente trariam desenvolvimento.
A nossa educação (família e escola) tão cantada em prosa e verso, ah Educação!, hoje em dia alguns professores aprendem didática, como dar aula com os alunos, da mesma forma alguns médicos aprendem diagnosticar com os pacientes ...,o que se torna angustioso para os cidadãos conscientes, os meios de comunicação constatam essa realidade cotidianamente, conhecimento e Informações são preciosidades, mas o que hoje vemos em alguns livros didáticos adotados já trazem embutidas ideologias que os pais conscientes não querem para seus filhos, não adianta investimentos de milhões sem um acompanhamento e fiscalização permanente em sua aplicabilidade porque os desvios sempre acontecem, migram para outros fins.
Atualmente, o sistema insensível já ganhou muito espaço em nosso continente arrastando populações simplórias mergulhadas na mediocridade, sabe-se que esse sistema se apresenta dubiamente, quer abafar o tripé da cultura na Europa que são: a fé cristã, a filosofia grega e o direito jurídico romano, precisamos reconstituí-lo custe o que custar em nosso continente, o que se quer mesmo é tampar os ouvidos de Deus e abrir os do dragão.
Para atingir seus objetivos de domínio utiliza-se das quatro formas de analfabetismos: absoluto, funcional, histórico e político, o que ocorre com a América Latina não é exemplo nenhum para nós, só não vê quem não quer ver, primeiro se apresenta cuidadoso, festivo e popular para a parcela expressiva das populações simples, depois de obter seus objetivos se torna o sistema mais escravagista da face da terra.
Olhem só os indícios de tentativas de passar por cima da Constituição com projetos esdrúxulos e nocivos à democracia, causando a desarmonia entre os poderes, só para livrar-se dos seus malfeitos, como se isso não bastasse, alguns já propuseram uma lei que determina quando, onde e quanto cada cidadão pode gastar do seu dinheiro e o que sobrasse seria confiscado para uma tal poupança fraterna, é o absurdo dos absurdos! até onde vamos chegar com esse modus operandi? para adequação de interesses pessoais, em pleno século XXI ainda é possível vermos uma coisa dessa!.
A economia saudável para acontecer em nosso país com um potencial imenso para o desenvolvimento não precisamos importar cérebros e talentos, para isso acontecer é preciso antes de tudo cortar na carne a obesidade e o peso dos poderes, porque dessa forma não há economia que se sustente, só vemos simbiose no sentido inverso.
O sistema insensível ronda nosso país como uma anaconda, nos dá fortes lambadas e sua cabeça está sempre na penumbra, ela tem a pretensão de censurar e punir a imprensa livre, limitar a liberdade individual, ameaçar e tolher o judiciário, centralizar toda a atividade política afrontando até a Constituição, em reuniões também se discutem e colocam em prática o aparato para formar “O príncipe”, como dizem por aí: vai chegar, está chegando... .
Em algumas universidades e em outros lugares férteis é que ele se instala e atua em maior proporcionalidade, criando um aparato de seguidores ideológicos atuantes.
É nas escolas de 1º e 2º graus onde se preparam as cabecinhas infantis e jovens, mas a mentalidade totalitária com didáticas pré estabelecidas e idéias inseridas já existem em alguns livros didáticos e em algumas escolas em algum lugar pelo país a fora, assim formando verdadeiros úteis, formadores de opiniões totalitárias, entretanto alguns pais nas suas tribulações diárias de trabalho não conseguem verificar os materiais escolares, atividades e conteúdos escolares de seus filhos, o que é necessário.
A idéia de transformação e eficácia da escola pública não vinga em parte da política porque há pouquíssimo interesse e vontade política para a construção de uma escola que verdadeiramente desenvolva as crianças e jovens do país, a educação independentemente de governos deveria contar com uma incrementação que já fosse norma nacional por ser um dos pilares fundamentais para o país tornar-se desenvolvido.

Maria Luiza Azzallini Medeiros
E-MAIL: profm.luiza@bol.com.br
Blog: blogprofmarialuiza.blogspot.com 04.05.2013

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